Brotas é um município localizado no interior do Estado de São Paulo, está a aproximadamente 3:30 de São Paulo/Capital, uma viagem ideal para feriados, é possível fazer em um final de semana, mas recomendamos no mínimo 2 dias inteiros, mas a região tem muitos atrativos para passar mais dias.
A cidade é uma delícia, cheia de natureza, esportes radicais e aquela paz que todo cidade do interior nos trás.
ONDE SE HOSPEDAR? ESSA É NOSSA SUGESTÃO:
Ficamos hospedados por duas vezes na cidade e na mesma pousada…
Pousada Pé na Terra – uma pousada de campo na cidade, com vista para um pôr do sol maravilhoso, pássaros, árvores frutíferas, ar puro e café da manhã incluso, muito limpa e aconchegante. Recomendamos demais.
O QUE FAZER EM BROTAS?
1 – Areia que Canta – fizemos day-use para conhecer, e pudemos usufruir das atrações radicais e piscina natural. Você vai de trator até o início da trilha e partir desse ponto uma trilha leve até a nascente Areia que Canta, com guia, e pode banhar-se na nascente (tempo limitado) e nas corredeiras do rio Tamanduá e passar sobre pontes suspensas. Nós adoramos esse passeio, vale muito a pena. (entrada paga). CURIOSIDADE: A água nasce em meio a uma areia muito branca e fina (grãos de quartzo) e, ao serem friccionados com as mãos, produzem um som característico de cuíca, por esse motivo a nascente tem esse nome.
Nascente Areia que Canta
2 – Recanto das Cachoeiras – fizemos day-use, é um complexo maravilhoso com cachoeiras lindas (Cachoeira Santo Antônio e Roseira), com piscinas incríveis com bar e vista para montanhas, hidromassagem aquecida, redários e restaurante (pago).
Passarela Suspensa - Recanto das Cachoeiras
Hidromassagem - Recando das Cachoeiras
3 – Rafting e Bóia Cross | Rio Jacaré Pepira – fizemos com o Território Selvagem Canoar, uma experiência incrível e muito radical, tudo muito seguro e com instrutores preparados, atividade ideal para fazer no calor (pago).
4 – Parque dos Saltos – está localizado próximo ao centro de Brotas, uma linda paisagem para contemplação, são várias quedas, que demonstram a força do Rio Jacaré Pepira, vale a pena visita (grátis).
Há diversas atividades que não fizemos, e já estão na lista para uma próxima, sendo essas:
5 – Eco Parque Jacaré – o que o site diz; uma área de 500 mil m² de mata preservada no Alto do Rio Jacaré, oferece vestiário com chuveiros quentes, lanchonete, deck para banho na represa, quiosques, redário, uma quadra de vôlei na grama e amplo estacionamento. Tudo isso para acompanhar uma linda paisagem de cachoeiras e animais que habitam esse local de natureza exuberante (pago).
6 – Eco Parque Cassorova – o que o site diz; atividades de Aventura e Ecoturismo: Arvorismo, Tirolesa, Canionismo, Trihas e Mirantes. Belíssimas Cachoeiras (Cassorova - considerada a mais linda de São Paulo e dos Quatis). Passeio Imperdível. Somos Pet Friendly. (pago).
7 – Tirolesas | Canopy Tour e Fly e Voô do Tarzan – CANOPY TOUR: Circuito de tirolesas realizadas a mais de 110 metros de altura, que sobrevoa a mata nativa do vale da Cachoeira da Furna e da Fazenda Primavera da Serra, divididas em dois lances: 770 metros e 530 metros, totalizando 1.300 metros em cabo de aço duplo. Diversão em um vale totalmente preservado com um visual panorâmico de tirar o fôlego, no maior percurso aéreo de Brotas. CANOPY FLY: A atividade tem o mesmo circuito do Canopy Tour com uma diferença: o participante usa equipamento tipo peitoral onde desce a Tirolesa em posição de vôo. VÔO DO TARZAN: O mais novo circuito de tirolesas de Brotas. Travessia sobre mata, rios e cachoeiras na mais alta tirolesa do Brasil! Circuito com percurso de 1.800 metros em 5 lances a 120 metros de altura. Inclui visitação à Cachoeira Cristal.
8 – Passeio de Quadriciclo – é um veículo robusto e pequeno, de fácil pilotagem, com tração 4×4 e encara facilmente qualquer terreno acidentado, trechos alagados e córregos de pequena profundidade. As opções são; Passeio à Cachoeira Santa Eulália, Quadri Cânion, Tour no Parque Aventurah!, Passeio à cachoeira Cristal e Passeio Entre Rios, todos podem ser feitos pelo Território Selvagem (pago).
9 – Passeio Histórico em Brotas – Estação Ferroviária Brotense - preservada sua arquitetura original, sendo um local de pura nostalgia para os amantes das ferrovias. Museu do Café - Centro Cultural, Brotas no passado foi uma cidade do Café, nessa época foi marcante a chegada dos imigrantes Italianos, que trabalhavam nas lavouras de café. A exposição tem objetivo de mostrar suas origens.
10 – Casa da Cachaça – Fundada em 1996, tem como principal atividade a venda de cachaças e café de produção própria, doces e artesanatos da região, além do Museu do Caipira, da Cachaça e do mini alambique, atrações imperdíveis para os visitantes, onde contam a história de Brotas e de como é feita nossa produção de cachaça (entrada grátis).
11 – Brotas Bar– apesar de ser um restaurante, é parada obrigatório para quem vai a Brotas, casa rústico-contemporânea com caiaques nas paredes, lago com peixes e espaço kids. Serve comidinhas e vinhos.
DICA | O que levar para Brotas?
Tênis velhos ou papetes para molhar;
Sacos plásticos para lixo, roupa e tênis sujos;
Protetor solar, repelente, boné e toalha velha;
Roupas confortavéis (agasalhos e roupas de ginástica).
Cachoeira Roseira - Recanto das Cachoeiras
EAE GOSTARAM DAS DICAS? BORÁ VIAJAR…
DEIXE SEU COMENTÁRIO OU DÚVIDAS